"Geração Dino" é a minha nomenclatura para a geração do pessoal que assistiu, viveu e respirou Indiana Jones (estréia dos filmes rspectivamente: 81, 84, 89 - o da Caveira de Cristal não conta -) e Jurassic Park (estréia: 93)... Claro que isso não engloba apenas esses doze anos, pois os filmes foram grande sucesso na tv aberta durante os anos 90, logo, temos mais ou menos vinte anos de abrangência para essa geração.
Se eu fiz parte da geração? Claro que sim! Em caso contrário, porque eu estaria escrevendo esse post?
Com muito orgulho fiz parte de uma geração em que as crianças / adolescentes / whatever sonhavam em se tornar arqueólogas ou paleontólogas... ou os dois (ao contrário do povo da geração anterior que sonhava em virar Jedi ou Sith).
Nós tínhamos uma meta, gostavamos dessas profissões e sonhávamos em viver as aventuras que nossos heróis viviam ou se parecer um pouco com eles e ter, pelo menos, um décimo do conhecimento que eles tinham. Estudávamos a fundo o assunto, livros e mais livros de história antiga ou enciclopédias sobre hábitos e características dos dinossauros (no meu caso os dois, mas a pilha dos que tratavam de dinos era bem maior - hehe).
Então eu paro e penso... O que a geração atual, que nasceu depois dos anos 2000, assiste/vive? O que as crianças sonham em se tornar? Assassinos seriais BomBril que matam as pessoas de mil e uma formas diferentes (vide Jogos Mortais, a Floresta e genéricos)? Ou pior ainda... famosos do twitter??? Cantores de funk????? (!)
O que aconteceu com a vontade de fazer algo importante? De lutar por um mundo melhor? De SER alguém melhor? (ok, isso ficou clichê... mas nem por isso deixa de ser verdade). Não é possivel uma mudança dessa magnitude em apenas dez anos! Esse povo tem acesso a tudo via internet e parece que se interessam cada vez menos pelas coisas.
Será essa a "Geração Cegueira"?
Se for... Saramago não está mais aqui para abrir seus olhos... Só nos resta rezar para que leiam seu legado.
Dinos do meu Brasil, se após esse post virem um luz no fim do túnel... corram, só pode ser um trem. Pois nós estamos sendo extintos e virando peças de museu.