"Geração Dino" é a minha nomenclatura para a geração do pessoal que assistiu, viveu e respirou Indiana Jones (estréia dos filmes rspectivamente: 81, 84, 89 - o da Caveira de Cristal não conta -) e Jurassic Park (estréia: 93)... Claro que isso não engloba apenas esses doze anos, pois os filmes foram grande sucesso na tv aberta durante os anos 90, logo, temos mais ou menos vinte anos de abrangência para essa geração.
Se eu fiz parte da geração? Claro que sim! Em caso contrário, porque eu estaria escrevendo esse post?
Com muito orgulho fiz parte de uma geração em que as crianças / adolescentes / whatever sonhavam em se tornar arqueólogas ou paleontólogas... ou os dois (ao contrário do povo da geração anterior que sonhava em virar Jedi ou Sith).
Nós tínhamos uma meta, gostavamos dessas profissões e sonhávamos em viver as aventuras que nossos heróis viviam ou se parecer um pouco com eles e ter, pelo menos, um décimo do conhecimento que eles tinham. Estudávamos a fundo o assunto, livros e mais livros de história antiga ou enciclopédias sobre hábitos e características dos dinossauros (no meu caso os dois, mas a pilha dos que tratavam de dinos era bem maior - hehe).
Então eu paro e penso... O que a geração atual, que nasceu depois dos anos 2000, assiste/vive? O que as crianças sonham em se tornar? Assassinos seriais BomBril que matam as pessoas de mil e uma formas diferentes (vide Jogos Mortais, a Floresta e genéricos)? Ou pior ainda... famosos do twitter??? Cantores de funk????? (!)
O que aconteceu com a vontade de fazer algo importante? De lutar por um mundo melhor? De SER alguém melhor? (ok, isso ficou clichê... mas nem por isso deixa de ser verdade). Não é possivel uma mudança dessa magnitude em apenas dez anos! Esse povo tem acesso a tudo via internet e parece que se interessam cada vez menos pelas coisas.
Será essa a "Geração Cegueira"?
Se for... Saramago não está mais aqui para abrir seus olhos... Só nos resta rezar para que leiam seu legado.
Dinos do meu Brasil, se após esse post virem um luz no fim do túnel... corram, só pode ser um trem. Pois nós estamos sendo extintos e virando peças de museu.
AHHHHHH, JP grita3/ *rindo*
ResponderExcluirEu era (porque depois de um tempo as fantasias vão ficando de lado, dando lugar aos problemas da vida real ¬¬) doida por dinossauros, lia TUDO a respeito e sonhava em topar com um T-Rex na rua pra levar pra casa (!) oO
Concordo quanto à "Geração Cegueira", hoje os jovens se acomodam, e apenas se interessam por aquilo que vem de encontro à eles. Pra quê ler ou ir atrás de algo que não vão precisar? Já passou a época em que qualquer tipo de conhecimento era bem vindo mesmo.
Bah, deu vontade de usar um vira-tempo agora .-.
Adorei o post, Jú ;)
Dinossauros são o máximo, né? Eu sabia o nome de quase todos da enciclopédia de cor. XD
ResponderExcluirO T-Rex era o máximo, bem capaz que eu ia ficar triste quando ele come aquele cara chato lá do filme. Eu torcia pelos dinos. haha
Mas essa nova geração tá "triste"... Os jovens de hoje em dia não querem nada com nada, pegam os trabalhos prontos na internet sem ao menos ler o que estão imprimindo, querem que o emprego caia do céu, culpam os professores pelas más notas...
Acho que tô ficando velha...
Deu vontade de usar um vira-tempo agora [2]
Jú! Que post MARA! hahaha
ResponderExcluirCara, Jurassic Park! Minha infância! Isso sim era infância, e não isso que hoje em dia que denomina-se "juventude". Hoje em dia, a geração é a geração ctrl+C e crtl+V. Alienados pela mídia, principalmente a TV, aceitando qualquer lixo e colocando esse lixo num altar de adoração. Cadê os valores da nossa época?
Juventude alienação "colorida", se liguem!
Escreveste muito bem, Júlia!
ResponderExcluirEu fiz parte da "Geração Jedi". Adorava os Ewoks, queria ter um robô como o R2D2 e um sabre de luz.
Quando vi que isso não daria certo resolvi ser uma "police woman" (por causa do seriado), entretanto descobri que poderia reunir todos esses desejos, ensinar o amor pela justiça e a importância da Força(jedi) no caminho do bem sendo professora.
Nossa, Júlia! Muito bom o post! XD
ResponderExcluirEu fiz parte dessa geração com muito orgulho e sinto falta de tamanha motivação que nós tínhamos naquela época de sermos alguém XD
Beijos!
Oi Ju!!!
ResponderExcluirMto bem escrito! Determinando bem isso que ocorre hoje!!! Geração cada vez mais vazia e sem foco!!! E pior ainda, em processo de exterminio com valores e seu futuro!!!
Curti mto a anterior e tb a Dino :)...
Thank's povo! Fico feliz que tenham gostado do post. =)
ResponderExcluirE concordo com tudo que vocês falaram sobre os jovens de hoje em dia.
(ah, e sobre os sabres de luz, eu gostava mais dos verdes... achava os azuis muito comuns XD)
Concordo com a Geração Cegueira. E é uma enorme contradição, pois nunca a informação e o rápido acesso ao conhecimento estiveram tão eminentes.
ResponderExcluirFalta senso crítico e sobra comodismo.
Quanto aos sonhos, Ju, acho que as meninas não evoluíram muito: continuam sonhando com príncipes encantados - só que agora eles vêm de Volvo e não a cavalo! xD
caraca... até hoje eu não vi todos os indiana jones, acredita?!? mas era e continuo sendo vício total em j.p., o mundo dos dinossauros parecia um mundo muito mais dinâmico do que o nosso naquela época. Bem, pras brincadeiras de jardim... eles realmente eram.
ResponderExcluirSobre arqueologia, ainda tenho esse sonho. Mas como o curso aqui e fora é de geralmente 2 anos, sendo que lá fora tem área e aqui não, é difícil exercer... é uma escolha por curiosidade mesmo.
A nossa geração? É a geração do nada. É a geração que se transforma mais rápido e que tem um dinamismo próprio, baseando-se em pequenos grupos com uma intensidade de idolatria fascinante. Isso que disse sobre funk e os serial killers é verdade, bem como os jogos, não?
Sem falar que as gerações mais novas não exigem muito do que as entretem, não analisam ou simplesmente seguem um padrão...
parei, do contrário fico me estendendo demais aqui. :P
Belo post, belo blog.