sábado, 12 de junho de 2010

Os 10 melhores "Opening Credits"

Hoje farei um post um pouco diferente.
Estava já a algum tempo pensando em fazer um post do tipo "top 10", então resolvi fazer uma lista dos melhores créditos de abertura que já assisti.
Espero que gostem =)

Enjoy!

1 - Watchmen


Esta é, com certeza, a melhor sequência de abertura que eu já vi. Maravilhosamente bem feita, mostra vários fatos históricos sendo alterados ou causados por atos dos "vigilantes". No final do post podem acompanhar um vídeo com explicações de tudo que é citado nessa sequência de Watchmen.
Obs.: Destaque para a cena inicial onde um dos vigilantes salva o pai de Bruce Wayne, impedindo assim o surgimento do Batman e para a referência à Santa Ceia.

2 - Laranja Mecânica



Stanley Kubrick era um gênio, nem preciso comentar.
O contraste de cores... a música... a cara de psicótico do Malcomn McDowell, tudo isso faz dessa sequência um clássico do cinema.

3 - Perfume - A História de Um Assassino

Filme maravilhoso dirigido com maestria por Tom Tykwer (Corra Lola, Corra - que também está presente aqui na lista) e baseado no livro homônimo de Patrick Süskind, ao qual segue fielmente.
O filme abusa das cores, dos contrastes, dos closes... tudo isso para dar a noção de cheiros ao espectador. A abertura já mostra exatamente o que devemos saber sobre Grenouille... o rosto dele, quem ele é... não importa, só o olfato importa., o personagem é o que cheira e ele vive - e mata - por isso.
Obs.: Não encontrei apenas os créditos, então comentei a abertura como um todo. Para quem tiver interesse, o resto do filme está nos vídeos relacionados.

4 - Star Wars

Creio que por ser uma das mais famosas sequências de abertura da história do cinema. dispensa maiores comentários. hehe

5 - Zumbilândia

Forma de abertura semelhante a de Watchmen e tão bem feita quanto.
Muito interessante a maneira como utilizaram o efeito de câmera lenta, sem falar na idéia de colocar zumbis nas situações mais improváveis, como casamentos, incêndios, gincanas escolares etc... o que já dá desde o início, de forma mais elaborada, o tom de comédia que o filme propõe.

6 - O Diário de Uma Babá

Primeiramente gostaria de avisar a você que está pensando: "O quê??? Comédia romântica? Nãããão! Volte para o lado negro da força!" que sim, comédias românticas podem ser legais quando bem feitas e essa é um ótimo exemplo disso.
Eu acho maravilhosa e super inteligente a forma como fizeram a abertura desse filme. A idéia de colocar as pessoas como exemplares de museu das quais a personagem principal (que é antropóloga) narra o comportamento da espécie é ótima.
O filme é baseado no livro The Nanny Diaries de Nicola Kraus e Emma McLaughlin e tem Alicia Keys no elenco.

- Pode ser encontrado inteiro no youtube.

7 - Corra Lola, Corra

Também do diretor Tom Tykwer, esse é um filme muito interessante que retrata bem a idéia de tempo, velocidade, sincronia; Rent Lolla, Rent também faz um mix de filme com animação.
Creio que esses opening credits já definem o que se deve esperar do filme.
Destaque para a trilha sonora techno que encaixa perfeitamente no contexto da obra.

8 - Fahrenheit 451

(Não se assustem com o tamanho, a abertura é apenas o primeiro minuto do vídeo)
Filme de François Truffaut, baseado no livro de Ray Bradbury.
Fahrenheit 451 se passa em um futuro próximo onde ler é algo ilegal, as pessoas assistem e interagem com suas TV's e os bombeiros são encarregados de queimar livros.
A abertura desse filme é interessante justamente pelo fato de não haver nada "legível", todos os créditos são falados enquanto é enfatizada a idéia de que todas as casas tem antenas de TV.
Filme muuuuito bom.

9 - Grandes Esperanças (1998)


Dirigido por Alfonso Cuarón, Grandes Esperanças é uma adaptação moderna da obra de Charles Dickens, o filme é de uma sensibilidade extrema e consegue tocar o especatador através da união de sons e imagens conduzidos de forma impecável pelo diretor.
Um dos filmes mais lindos que já assisti (e um dos únicos a me fazer chorar, diga-se de passagem). Super recomendado!
- Não consegui a abertura inteira com as pinturas lindas que aparecem no início, assim que eu conseguir, posto aqui, mas acho que já da pra ter uma idéia pelo trechinho acima -

10 - Alien


Um filme que foi feito com um orçamento baixíssimo e que se tornou um clássico da ficção científica. Os créditos juntamente com a trilha sonora levam o espectador para a atmosfera de tensão que vai se estender por todo o filme.

Menção honrosa - Planeta Terror

A abertura desse filme já vale pelo cuidado do diretor Robert Rodriguez em relação a imagem e a trilha sonora; as falhas e a aparência corroída do filme... toda essa questão... Afinal foi o próprio Robert que criou a trilha sonora e editou o filme.
Diretores Bombril não se acham em qualquer lugar. hehe

Obs.: O fato da abertura mostrar que a personagem principal é uma dançarina é um ponto interessante, uma vez que ela perde a perna no decorrer do filme.

- Referências Watchmen


7 comentários:

  1. Adorei o teu "Top 10". A maioria dos filmes que tu colocou aqui eu desconhecia e alguns eu assisti e não gostei ueheuehueheueheuheueh...

    Mas vou procurar mais profundamente esse filme em que a dançarina perde a perna UHAUAHAUAUHAHAUHAUHUAHAU!

    O blog tá demais, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Thank's! O filme é muito cool, assiste mesmo. XD

    ResponderExcluir
  3. Jú, o top 10, tá mais top do que nunca! *-*
    Obviamente sou suspeita ao falar de filmes, mas diria que o melhor da lista, sem sombra de dúvida; é Star Wars. Os melhores créditos! (:

    Amei o post, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Hehehe. Valeu Gaby!
    Fico feliz por ter gostado ^^

    ResponderExcluir
  5. farenheit451 simplesmente o must!
    mas tb indicaria a abertura de donie darko!
    evoé!
    fellini ?

    ResponderExcluir
  6. Olá, bem vindo ao blog, Fellini ?
    Donnie Darko realmente é maravilhoso, cheguei a cogitar colocar na lista a abertura do filme... mas como não tem muitos "credits" acabei deixando de fora.

    Agradeço o coment,
    volte sempre o/
    Fellini ?

    ResponderExcluir
  7. Alguns aí eu não vi, mas os que conheço tenho que concordar. Perfume é fantástico, Alien é <3, Watchmen <3, Clockwork Orange é interessante por demais... e me deixou com vontade de assistir fahrenheit. :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...